hist1

No final dos anos sessenta, integrantes do Movimento dos Focolares que participavam da construção do primeiro Centro de Formação no Brasil, em Igarassu-PE (Centro Mariápolis Santa Maria), constatando o alto índice de analfabetismo entre os operários, iniciaram um curso noturno de alfabetização. Contentes com essa oportunidade, os mesmos solicitaram que também seus filhos pudessem estudar, pois nesta área, então zona rural de Igarassu, não havia escolas.
Considerando ser a educação uma ótima ferramenta para a promoção social, surgiu e consolidou-se a Escola Santa Maria – ESM. Em 1982, ela foi oficialmente reconhecida pela Secretaria de Educação do Estado, como projeto ligado à Sociedade Movimento dos Focolari, com sede no Estado de São Paulo. Em janeiro de 2011 houve o desmembramento e foi criada a Sociedade Movimento dos Focolari Nordeste, com sede em Igarassu/PE.
Em todos esses anos de atendimento à comunidade, promovendo o ser humano de forma global, a Escola Santa Maria/Centro de Integração e Formação permitiu a penetração de muitas pessoas no mercado de trabalho em diversos campos, as quais se tornaram protagonistas de uma história que se repercute na família e na comunidade, onde os valores são fundamentais na conquista dos direitos humanos e sociais.