Origem

Chiara Lubich BrasilA Sociedade Movimento dos Focolari Nordeste/Escola Santa Maria é uma Organização que tem sua origem no Movimento dos Focolares – movimento espiritual, com desdobramentos em todas as áreas da sociedade e do conhecimento, suscitado por Chiara Lubich durante a Segunda Guerra Mundial na cidade de Trento – Itália. Atualmente está presente em 182 países dos 5 continentes, com centros de formação estabelecidos em 80 países e mais de 30 mariápolis permanentes (cidades testemunhos) espalhadas em todo o mundo.

O Objetivo do Movimento é cooperar na construção de um mundo mais unido, no respeito e na valorização das diversidades.

Além da Escola Santa Maria, possui inúmeras iniciativas de solidariedade no Brasil e no mundo:
– Mais de 1.000 obras no âmbito social, em vários países do mundo.
– Cerca de 60 projetos de cooperação internacional ao desenvolvimento, em 45 países, apoiados pela ONG “Azione per un mondo Unito” (AMU).
– 99 projetos em 49 países e cerca de 15.000 atuações de “solidariedade à distância”, intermediadas pela ONG Azione per Famiglie Nuove (AFN onlus).

História

hist1No final dos anos 60, integrantes do Movimento dos Focolares que participavam da construção do primeiro Centro de Formação (Centro Mariápolis Santa Maria) no Brasil, em Igarassu-PE, constatando o alto índice de analfabetismo entre os operários, iniciaram um curso noturno de alfabetização. Contentes com essa oportunidade, os mesmos solicitaram que também seus filhos pudessem estudar, pois nesta área, então zona rural de Igarassu, não havia escolas.
Considerando ser a educação uma ótima ferramenta para a promoção social, surgiu e consolidou-se a Escola Santa Maria – ESM. Foi oficialmente reconhecida em 1982, pela Secretaria de Educação do Estado, como projeto ligado à Sociedade Movimento dos Focolari, com sede no Estado de São Paulo. Em janeiro de 2011 houve o desmembramento e foi criada a Sociedade Movimento dos Focolari Nordeste, com sede em Igarassu/PE.
Em todos esses anos de atendimento à comunidade, promovendo o ser humano de forma global, a Escola Santa Maria/Centro de Integração e Formação permitiu a penetração de muitas pessoas no mercado de trabalho em diversos campos, as quais se tornaram protagonistas de uma história que se repercute na família e na comunidade, onde os valores são fundamentais na conquista dos direitos humanos e sociais.

Quem Somos

a-escola-capaA Escola Santa Maria – Centro de Integração e Formação (ESM-CIF) é uma Organização Social Sem Fins Lucrativos, com atividade predominante em educação, mas atuando também com ações socioassistenciais. Atualmente, atendemos a mais de 500 crianças e adolescentes de 4 a 14 anos em Igarassu/PE.
Envolvemos alunos e educadores, famílias e comunidade, voluntários e colaboradores numa proposta que vai além da educação básica de qualidade, convidando-os a viver e disseminar os valores propostos por Chiara Lubich, Doutora Honoris Causa em Pedagogia (Washington D.C., 1982) e que inspiram a ESM-CIF desde a sua fundação, no final dos anos 60.
Tais valores são a base do nosso plano educacional, praticados no dia a dia por toda comunidade escolar e propostos aos nossos parceiros.
Temos registros nos Conselhos Municipais de Educação, Assistência Social, de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e somos membro do Comitê da Agenda 21 de Igarassu.

A Escola foi oficialmente reconhecida em 1982, pelo decreto 242 de 19.01.82 da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, como projeto ligado à Sociedade Movimento dos Focolari, com sede no Estado de São Paulo. Em janeiro de 2011 houve o desmembramento e foi criada a Sociedade Movimento dos Focolari Nordeste/Escola Santa Maria, com sede em Igarassu/PE.

Missão

Promover a formação integral de crianças e adolescentes a partir de 4 anos, envolvendo as suas famílias, estimulando-os a valorizar as relações humanas, a convivência cidadã visando a fraternidade universal, através da “espiritualidade de comunhão” e tendo como base a regra de ouro: fazer ao outro o que gostaria que fosse feito a si mesmo.

Valores

Desde a sua fundação a ESM-CIF tem sua base nos Valores que não só configuram sua cultura organizacional, mas são propostas de transformação social. O amor por cada pessoa define a prática desses Valores, apresentados da logomarca às atividades realizadas: comunhão e sustentabilidade, relacionamentos e visibilidade, ética e espiritualidade, saúde da pessoa e do ambiente, beleza e harmonia, conhecimento e cultura e comunicação.

Clique e conheca