Alunos:

alunos-capaA escola ensina muitas coisas, até a viver… Se todas as escolas fossem assim, o Brasil seria rico em solidariedade.

Essa escola oferece tudo aquilo que preciso para crescer e me tornar uma pessoa realizada profissionalmente e espiritualmente.

Este é meu último ano nessa Escola. (…) Nunca me esquecerei desta escola onde aprendi a ser uma pessoa de bem na vida. Também não esquecerei que esta escola onde estudei durante tanto tempo é ajudada por ótimas pessoas. Esta é uma escola diferente das outras porque procura entender os nossos problemas e nos ajudar.

A Escola me transmitiu muitos valores: o amor, a oração, a amizade, doar-me aos outros, servir… ( ) a ESM era para mim uma fonte de luz. Outro dia recebi o convite para fazer a planta da ESM e estudar uma ampliação. Fui até lá e era muito interessante voltar aquele ambiente onde eu era pequeno e via tudo como muito grande, mas onde recebi tanto amor. E hoje eu posso dar a minha contribuição à escola e à comunidade. (Ex-aluno)

Educadores:

educadores-capaAcredito que grande parte dos que tiveram a oportunidade de conhecer e trabalhar na Escola Santa Maria assumem dentro de si uma ligação muito forte com o trabalho humano e social que ela tem para as suas crianças e jovens, e é esse desejo, esse acreditar que do lado pode nascer a mais bela flor que contagia e anima cada um que por ela for tocado (cativado) e ajuda a fazer esse trabalho tão bonito (esse milagre) que só se vê aqui, só acontece aqui porque é feito não por uma obrigação humana mas por algo que não se explica. Aqui, na Escola Santa Maria não é você que veste a camisa… é ela (…) que te reveste!

Acredito na proposta da Escola. Acho que os alunos fazem a diferença pela formação que aqui tentamos dar. O meu compromisso é o de realizar bem a função a mim confiada com amor e dedicação.

Estou agradecida pela oportunidade que a escola nos oferece. Fazendo-nos pessoas com “cabeças mais abertas” e nos valorizando, nos tornando capazes de!

Eu quero agradecer pela oportunidade de participação dessa capacitação. Me senti igual a todos no sentido de me expressar muito bem. E foi uma riqueza em tudo e estou muito feliz. (…) Senti um amor muito grande de todos.

…Sendo a ESM uma escola diferente das demais pelos valores humanos que procura transmitir e viver, um aspecto que devo ainda por em relevo é o da relação de igualdade e respeito existente entre todos os que aqui trabalham, seja como professor…, seja como merendeira…, que nem sempre senti existir nos locais onde já trabalhei….

Parceiros:

outros-depoimentosÉ sempre uma alegria ler as cartas que vocês nos enviam. Entendo que a escola é repleta de amor, o programa variado e sempre criativo! Podemos nos aperceber que cada um, sejam professores, pais, alunos, todos são respeitados e são, também, participantes de uma bela harmonia.

Há quase 10 anos atrás, eu era uma mulher que achava a vida de casada muito simples: quando a moça se casa, ela deve obedecer ao marido, como se ele fosse seu dono. A obrigação da mulher era cuidar da casa, dos filhos e do marido. Minha atenção era voltada para minha família, esquecendo-me de mim mesma, dos meus sonhos. Não sabia falar sobre outro assunto que não fosse casa e filhos. Mas, minhas filhas começaram a estudar na Escola Santa Maria e eu comecei a participar das reuniões e palestras, até que um dia nos fizeram o convite para participarmos de um grupo, cuja finalidade era melhorar a escola para nossos filhos, isto me interessou muito, então percebi que a vida que eu levava poderia melhorar, porém, dependia de mim. Comecei a expor minhas ideias, descobri-me como pessoa. Agora tento ajudar outras pessoas, a verem que a vida não é só a família, devemos participar da vida do nosso bairro, da escola dos nossos filhos e da comunidade. Estou ajudando e expondo minhas ideias dentro das minhas condições...

Como pude comprovar durante estas duas semanas em que fui voluntário, o ideal de Chiara está vivo aqui na Escola Santa Maria. Para mim foi uma alegria imensa ver que os ensinamentos do “Dado do amor” são colocados em prática pelos estudantes.

Visitantes:

colaboradores-capa(…) Todos falaram da mesma coisa, o amor; e se sentia que o viviam, na harmonia do ambiente e dos relacionamentos. Não é assim nas nossas escolas. (Grupo de adolescentes)

Sou educadora popular há mais de trinta anos e participo de movimentos sociais há muito tempo e nunca vi uma escola como essa, aqui se formam cidadãos! Se as pessoas quiserem saber como se faz educação, basta vir aqui.

A maneira como trabalham é diferente, ensinam o amor, o carinho, a humildade, o doar. Fez-me ver ali uma lição de vida.